Prefeito formaliza apoio à campanha de doação de órgãos

O prefeito Tiago Gorski Lacerda vivenciou com sua família a experiência de aguardar por dois anos na fila de transplantes em favor de seu pai, Perciliano (Coco) Lacerda, que aguardava por um fígado. Portanto, compreende o sentimento que une as famílias de mais de 50 mil brasileiros que também estão nessa fila. Por essa razão, ele não hesitou em liderar uma outra fila: a de potenciais doadores de órgãos na campanha conduzida pelos Tabelionatos do Rio Grande do Sul em apoio à Central Notarial de Doação de Órgãos.

Para fazer parte dessa causa, basta entrar em contato com um Tabelionato confiável, fornecer o CPF e a identidade, além de indicar duas testemunhas. Isso permite que a pessoa oficialize o desejo de ser um doador após o falecimento. Uma Escritura Pública Declaratória é elaborada e assinada pela pessoa, sem custos.

Uma vez que a autorização é formalizada, o Tabelionato encaminha essas informações à Central Notarial de Doação de Órgãos. Esse banco de dados é utilizado pelos médicos da Central de Transplantes para identificar potenciais doadores. Assim, quando os médicos procuram por doadores compatíveis, eles têm acesso à documentação que comprova a intenção da pessoa em se tornar um doador de órgãos após o falecimento. Esse processo oferece a oportunidade de salvar vidas por meio de transplantes.

A tabeliã Gislene Berlesi Marchon enfatiza que, desde que a campanha foi divulgada pelo site da Prefeitura, vários interessados e meios de comunicação entraram em contato em busca de mais informações. Segundo Gislene, é possível encaminhar a documentação ou esclarecer dúvidas por meio do WhatsApp: 3251-2965.