Atletas depois dos 50 anos: câmbio envolve mais de 130 santiaguenses

Atletas depois dos 50 anos: câmbio envolve mais de 130 santiaguenses

O câmbio é um esporte que está ganhando cada vez mais adeptos em Santiago, tanto homens quanto mulheres. Mas quem está "por fora" da principal faixa etária de participantes talvez não saiba o que é o câmbio, que é o esporte símbolo da pessoa idosa em Santiago e já tem mais de 130 participantes, que integram o projeto "Bem Viver", trabalhado pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Vamos explicar: trata-se de um esporte que surgiu na década de 1990 no Rio Grande do Sul e é um tipo de voleibol adaptado para pessoas idosas e/ou com dificuldades físico-motoras. As regras se assemelham às do vôlei, praticadas numa quadra, com a rede dividindo uma equipe para cada lado e a mesma bola. Cada equipe tem nove jogadores com um objetivo: fazer a bola tocar na quadra adversária. O jogo tem dois tempo com duração de 15 minutos ou até que uma das equipes atinja os 15 pontos, o que lhe garante a vitória na partida.

"Durante o jogo de Câmbio, algumas capacidades físicas e cognitivas são exploradas, como agilidade, raciocínio rápido, resistência e equilíbrio. Alguns benefícios que essa atividade traz ao idoso praticante são: redução de dores no corpo, redução do uso de medicamentos, melhora da autoestima e diminuição do estresse", ressalta Rhamona Rocha, monitora do programa Forma & Saúde. Ela ressalta que a troca de experiência e a integração entre os participantes é o ponto forte, gerando muitas amizades.

As partidas de câmbio acontecem no Ginasião às segundas, das 20h às 22h e nas quartas, das 16h15 às 17h15; no Ginásio do bairro Riachuelo às terças e sextas, das 16h às 17h e no Ginásio da Belizário às terças, das 18h às 19h30 e às sextas, das 18h às 19h. Para se tornar um atleta do câmbio é só comparecer nesses dias.

 

Fotos: Secretaria de Esporte e Lazer