Iniciadas as obras do maior investimento da história de Santiago

Iniciadas as obras do maior investimento da história de Santiago

Na semana passada, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul autorizou a instalação de uma usina de etanol em Santiago, que já teve as obras iniciadas nesta semana. A CB Bionergia será responsável pela construção da primeira unidade no estado a produzir etanol a partir do processamento de cereais, como trigo, centeio e cevada. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro, dando início às operações em janeiro de 2024, com capacidade de produção inicial de 10 milhões de litros de etanol hidratado por ano. O investimento total para a construção é de R$ 75 milhões.

O empreendimento, que é um dos mais importantes da história de Santiago, promete gerar cerca de 50 empregos diretos em Santiago, abrindo caminho para um novo ciclo de desenvolvimento econômico que alavancará a industrialização da região do vale do Jaguari e atrairá outros investimentos. Para o prefeito Tiago Gorski Lacerda, a iniciativa é crucial não só para a produção de etanol, mas também para a ração animal, que atualmente vem predominantemente do centro-oeste do país.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, destaca o pioneirismo do projeto da CB Bionergia, que abre caminho para outras iniciativas semelhantes e está alinhado com uma agenda global de sustentabilidade e transição energética para matrizes renováveis. Além disso, a utilização das culturas de inverno para essa finalidade cria uma possibilidade importante para a economia e estimula os produtores a apostarem nessas culturas.

Com a ampliação da capacidade de produção para 50 milhões de litros ao ano na segunda fase do projeto, a usina de etanol de Santiago se consolida como um importante empreendimento para a região, gerando empregos, desenvolvimento econômico e promovendo a transição para uma matriz energética mais sustentável.