Ano de 2023 registrou abertura de 948 empresas

O município de Santiago registrou um crescimento econômico significativo em 2023, com o aumento da abertura de empresas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, durante o ano foram abertas 948 empresas, contra 527 encerradas, resultando em um saldo positivo de 421. Com isso, o total de CNPJs ativos agora é 7.426.

Uma análise dos dados do CAGED fornecidos para Santiago de 2017 a 2023 demonstra tendência notável para a geração positiva de empregos de 2020 a 2023. Os dados indicam que o ano de 2023 tendência em terminar positivo (lembrando que não temos o ano fechado, pois dezembro saem números só final de janeiro 2024) com um saldo positivo hoje nos 11 primeiros meses de 107 postos de trabalho.

O ano de 2021 foi particularmente forte com um superavit de empregos de 538 novos postos de trabalho, contribuindo para um saldo total de 845 empregos ao longo do período de sete anos (nossa meta pelas análises é em nossa gestão 2017/2024 - termos um saldo de 1.000 empregos no CAGED). Esse aumento geral é indicativo de um mercado de trabalho que cresce em Santiago, com o ano de 2023 reforçando essa tendência de alta. Os dados das tabelas estão alinhadas com as estatísticas oficiais apresentadas no link do Power BI fornecido pelo CAGED, confirmando uma perspectiva positiva para o cenário de emprego de Santiago para o ano de 2023.

"É essencial destacar o papel desempenhado pela Casa do Empreendedor e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no fortalecimento do ambiente de negócios de Santiago e região e na busca por apoiar as empresas para gerar emprego e renda na cidade (visto também resumo da fiscalização sobre novas empresas). Através de suas iniciativas e programas de suporte, todos nós temos sido um pilar no desenvolvimento econômico local, contribuindo significativamente para os resultados positivos observados na geração de empresas, emprego e renda em 2023", considerou o secretário municipal Sadi Gioda.