Feira do Peixe em Santiago: tradição e qualidade em plena Semana Santa

A cidade de Santiago se prepara para mais uma edição da tradicional Feira do Peixe, que acontece anualmente durante a Semana Santa. O evento é organizado pela Associação dos Piscicultores, com o apoio da Secretaria de Agricultura e da Emater, e acontecerá nos dias 4 a 6 de abril, no Pavilhão da Piscicultura, ao lado do Hortomercado Municipal, pela manhã e tarde.

Os clientes terão à disposição uma grande variedade de peixes de açude, incluindo carpas capim prateada, húngara e outras. Ao todo, serão oito produtores comercializando sua produção, oferecendo opções tanto congeladas como vivas. Aqueles que desejarem levar o peixe limpo na hora, poderão fazê-lo pagando um valor pequeno adicional.

Apesar da estiagem e da perda de açudes, que levaram a uma diminuição da oferta de peixes em relação ao ano passado, a expectativa de venda para esta edição da feira é entre 10 e 15 toneladas.

A Feira do Peixe é um evento tradicional em Santiago e uma oportunidade para os consumidores adquirirem peixes frescos e de qualidade, diretamente dos produtores locais. A iniciativa também contribui para a valorização da atividade piscicultora no município, além de movimentar a economia local.

Texto e foto: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago