Estiagem| Mais de 400 mil de litros de água já foram entregues para famílias rurais

Estiagem| Mais de 400 mil de litros de água já foram entregues para famílias rurais

Com a falta de chuva, está dando para caminhar dentro do leito dos rios de Santiago. Esse é o cenário que pode ser visto pelo interior do município devido a esse período de estiagem.

Conforme a Emater, os prejuízos na agricultura e pecuária estão quase em R$ 160 milhões de reais. As perdas nas lavouras de milho já passam de 70%. O feijão, 70%. A soja, por enquanto, está em 12%. Prejuízos também no fumo e na fruticultura. Tudo isso servirá para o relatório que a Defesa Civil está fazendo, para a elaborar a situação de emergência, a ser decretada pelo prefeito.

A Secretaria de Agricultura e a Defesa Civil trabalham para amenizar a situação das famílias rurais, levando água para o consumo. Todos os dias os caminhões são abastecidos e percorrem estradas, sobem morro, desce morro, entra em picada, passa mata burro, apre porteira. Uma rotina para levar a água para as comunidades. Conforme o secretário Ademar Canterle, já foram distribuidos mais de 400 mil litros de água para mais de 100 propriedades.

Como a água está em falto, o pessoal do interior sabe que economizar é preciso. Porém, também é preciso tomar outras atitudes. O seu José Garcia, da localidade de Passo do Fundinho, construiu um sistema para coletar água da chuva. E comprou também duas piscinas para armazenar a água que recebe.

 

Confira um vídeo