Estiagem e chuvaradas| 2023 foi um desafiador para a equipe da Secretaria de Agricultura

O ano de 2023 foi marcado por desafios para a agricultura em Santiago. O início do ano foi marcado por uma forte estiagem, que assolou o interior do município. As perdas nas lavouras e na pecuária foram de mais de mais de R$ 500 milhões, conforme levantamento da Emater. A Secretaria de Agricultura e Pecuária e a Defesa Civil agiram de forma emergencial, levando água para mais de 170 famílias e ultrapassando a marca de 2 milhões de litros de água entregues em caminhões pipa.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Ademar Canterle, destaca que o período de seca foi tão intenso que dificultava até mesmo a manutenção das estradas.

No segundo semestre do ano, o cenário se inverteu totalmente. As chuvas vieram com força, o que provocou cheias de rios e danos nas estradas. Segundo Canterle, Santiago possui mais de 1.300 km de estradas no interior, e todas acabaram ficando danificadas pelo excesso de chuva. A Prefeitura precisou realizar trabalhos emergenciais para garantir a trafegabilidade.

No entanto, o mês de dezembro trouxe um pouco mais de alívio, com a diminuição de volumes de chuva e espaçamento de tempo entre uma e outra. Isso possibilitou que a Secretaria de Agricultura focasse no trabalho de recuperação e manutenção das estradas, considera Ademar Canterle, ressaltando a dedicação da equipe da Secretaria.

Canterle ressalta que a safra em Santiago deverá ser muito exitosa, com a soja, o milho e outras culturas que se beneficiaram com as chuvas. Isso fará com que o município obtenha uma safra muito boa, o que é importante para a economia.