Vem aí o Maio Laranja: mês de conscientização e prevenção da violência contra crianças e adolescentes

O mês de maio é conhecido como o mês de conscientização contra a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para marcar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Comdica e o Comitê de enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes estão planejando uma programação intensa para o Maio Laranja, com iniciativas que visam ressaltar o significado da campanha.

A programação tem início no dia 1º de maio, quando todas as instituições, especialmente as que fazem parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estarão com suas fachadas iluminadas com a luz laranja, marcando a data para a conscientização à causa.

No dia 18 de maio, haverá uma mobilização contra a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, juntamente com uma caminhada luta antimanicomial. A concentração para a caminhada será em frente à Prefeitura, às 9h, com o objetivo de chamar a atenção para a causa.

Já no dia 21 de maio, um domingo, acontecerá uma mateada na praça do Ginasião, com atividades de formação, conscientização, práticas educativas, diversão e acolhimento. A partir das 14h, as atrações convidadas incluem a Banda do Colégio Militar de Santo Ângelo, Frete da Leitura, Ônibus do Ministério Público, apresentações musicais como Criança Feliz, APAE e Isaías, além de oficinas de grafite e arte como Olhar Adolescente, dinâmicas com o mural utilizado pela Psicologia, e apresentações de artes marciais como muay thai, dança, capoeira e judô. Também será realizada a campanha do Agasalho de 2023, em que será possível trocar uma muda de roupa por uma árvore frutífera da Agronomia - URI, e uma participação especial dos ciclistas de Santiago.

A programação é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de proteger e cuidar das crianças e adolescentes, além de incentivar a participação da sociedade na prevenção da violência e exploração sexual contra menores. Não perca a oportunidade de participar dessa importante iniciativa e contribuir para um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.