Blitz da saúde mental reforça a campanha Setembro Amarelo

Profissionais da saúde mental divulgaram campanha em bares e restaurantes

Blitz da saúde mental reforça a campanha Setembro Amarelo

No final de semana, equipes de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde visitaram bares e restaurantes no horário da noite para executar uma estratégia da campanha Setembro Amarelo: a Blitz da Saúde Mental. Essa ação aconteceu em diversos estabelecimentos para fazer a distribuição de material impresso e levar informações sobre formas de prevenção ao suicídio e valorização da vida.

Os registros apontam que só em 2022 ocorreram 54 tentativas de suicídio, sendo que a maioria deles se deu por uso excessido de medicamentos e entre mulheres. Por outro lado, homens, acabam consumando o ato em maior número.

A faixa etária com mais casos registrados é dos 20 aos 29 anos. Porém, entre adolescentes há grande registro em cometimento de auto-lesões no corpo e por reiteradas vezes.

Por isso um trabalho amplo vem sendo realizado junto as escolas municipais, estaduais e privadas visando a conscientização dos estudantes, através dos serviços de atenção básica, saúde mental e da rede de proteção das crianças e adolescentes.

Em relação a casos consumados, de 1º de janeiro a 31 de agosto foram 5 ocorrências. Sendo quatro homens de 20, 54, 60 e 85 anos e também uma mulher de 45 anos.
A forma utilizada não é divulgada por questões éticas e preventivas.

Onde procurar ajuda:

O Centro de Valorização à Vida (CVV) atende 24h via ligação gratuita para o telefone 188.

Além disso, Santiago dispõe de serviços de atendimento especializado nas ESF's, CAPS AD e CAPS I Nossa Casa e na Clínica Soneto. A Secretaria Municipal da Saúde, na rua Dr. Rivota, também pode ser procurada, através do Sis.

Fique atento aos sinais, a grande maioria relacionada a isolamento ou mudanças de humor e de hábitos. Não deixe de procurar por ajuda, escolha a Vida!

Clínica Soneto atende no telefone 3249-9916 (*)
CAPS AD no 3249-9977 (*)
CAPS 1 Nossa Casa no 3249-9988 (*).

*Novos telefones.