Vacinação realizada em Santiago é referência para rede com mais de 1.300 municípios

No boletim periódico do Programa Prefeito Amigo da Criança distribuído para mais de 1.376 municípios brasileiros em 26 Estados, que integram a rede, Santiago é destaque. O boletim PPAC abordou sobre as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer a vacinação contra a poliomielite, em proteção às crianças menores de cinco anos. As estratégias incluíram o "Dia P", com atendimentos em horários estendidos em todas as unidades de saúde, a busca ativa nos bairros e também o trabalho das equipes volantes pelo interior, o que fez com que o município atingisse a meta de vacinação. Esse trabalho prioritário da saúde da criança realizado em Santiago foi muito bem visto pela rede de prefeitos amigos da criança.

Desde 2017, Santiago integra a Rede Prefeito Amigo da Criança, da Fundação ABRINQ, sendo que em 2020 o prefeito Tiago Gorski Lacerda foi um dos homenageados em todo o Brasil. O programa tem por objetivo mobilizar, valorizar e assessorar tecnicamente os prefeitos e prefeitas que assumem a criança e o adolescente como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação de seus direitos, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.