Santiago entre os 5 finalistas da 4ª Jornada de Inovação, em Brasília

Santiago foi confirmada como finalista na 4ª Jornada de Inovação 'Cidades que Transformam', promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Este reconhecimento coloca Santiago como único município da região Sul entre os cinco municípios selecionados de todo o Brasil, de um total de 69 projetos inscritos.

O prefeito Tiago Gorski Lacerda está entusiasmado com esse reconhecimento, mas ressalta que o desafio que é o mais importante: melhorar o acesso dos catadores informais aos programas municipais e recursos estaduais e federais. Essa iniciativa busca superar as barreiras que decorrem da informalidade e da falta de cooperativismo entre esses trabalhadores, que fazem parte de um segmento que sofre com a desigualdade de acesso aos serviços públicos.
A falta de formalização e a natureza informal do trabalho dos catadores frequentemente os excluem dos benefícios e programas sociais governamentais, ampliando as disparidades sociais e dificultando a melhoria de suas condições de vida.

Para enfrentar esse desafio, Santiago está tomando medidas decisivas. O município está trabalhando na formalização de associações e na promoção de ações públicas, incluindo apoio na aquisição de veículos e equipamentos, bem como o lançamento de projetos como o "Pila Azul", "Sacola Azul" e a implementação da coleta seletiva. Essas iniciativas visam incentivar o cooperativismo entre os catadores e promover a sustentabilidade ambiental. O objetivo final é o de promover a inclusão social e melhorar as condições de trabalho dos catadores informais em Santiago.

"Enfatizo o compromisso de nossa Administração em promover práticas sustentáveis e inovadoras na gestão de resíduos sólidos. Temos exemplos em educação ambiental, coleta seletiva e projetos como o Pila Verde e o Pila Azul, que incorporam economia circular, inovação e sustentabilidade".

Os outros municípios que vão participar são do Nordeste, do Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil.