Santiago é a primeira cidade gaúcha a integrar login e assinatura digital GOV.BR

A prefeitura de Santiago se tornou a pioneira no Estado a digitalizar seus processos administrativos e ofertar ao cidadão a comodidade e modernidade do governo digital utilizando em seu sistema o login e a Assinatura Eletrônica GOV.BR. a integração contou com a parceria da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

Com o login único GOV.BR, o contribuinte poderá acessar o sistema com sua conta, sem necessidade de cadastro prévio, onde o sistema fará a autenticação pela integração com a plataforma. A Assinatura Eletrônica do GOV.BR permite ao contribuinte realizar diversas solicitações, como por exemplo o parcelamento de débitos, sem comparecer presencialmente, com acesso aos seus processos de forma remota e em qualquer lugar. Segundo a prefeitura, nos últimos dois anos foram realizados quase dez mil parcelamentos de débitos, todos realizados de forma presencial na Prefeitura.

O prefeito Tiago Gorski Lacerda comemora mais esse avanço oferecido pela Administração em beneficio ao cidadão, tornado possível por meio da Secretaria de Governo Digital e da empresa Infisc Tecnologia, que é uma parceira. "Apostamos muito na modernização e acreditamos que isso beneficia a nossa população, pois agiliza os processos e ainda gera economia. Santiago é um município que se moderniza e precisa estar sintonizado com os tempos atuais e os que virão. O próximo passo será unificar os acessos aos serviços digitais de todos os setores, com menos uso de papel, mais agilidade, onde os processos se tornam mais facilitados", afirmou.

Facilidades para o cidadão

“A Assinatura GOV.BR veio para facilitar a vida do cidadão em seu relacionamento com o estado, assim como o login único e demais serviços disponíveis na plataforma. Todo esse processo faz parte da transformação digital para oferta de soluções modernas e simplificadas, que traz economia de tempo e dinheiro, já que o cidadão não precisa se deslocar até a prefeitura nem reconhecer firma, pois a autenticidade de sua assinatura é garantida com o GOV.BR”, afirma o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewickz.

Com a integração de Santiago, 27 estados e municípios utilizam a Assinatura Digital GOV.BR. Mais de 12 milhões de assinaturas já foram realizadas por meio do GOV.BR em todo o país desde a implantação do serviço, em março de 2021. A ferramenta garante autenticidade ao documento, com validade jurídica e segurança dos dados.

Para usufruir do serviço, é preciso que o cidadão tenha conta de acesso à plataforma com nível de segurança Prata ou Ouro. Quem ainda não possui conta Ouro, basta entrar no aplicativo GOV.BR e realizar o cadastro com biometria facial. Caso já possua foto, deve cadastrar o título de eleitor ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A conta Prata é atribuída aos usuários que acessam a plataforma por meio de identificação pelas instituições bancárias já integradas ao GOV.BR: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Sicredi, Santander, Itaú e Agibank.

Com texto de Fabiana Conte