Município + Azul Caixa| Santiago entre os oito do Brasil e único no RS premiado pela Caixa Federal

Nos últimos anos, a comunidade santiaguense se acostumou em ver o nome do município destacado em premiações estaduais e nacionais. No entanto, a mais importante deles, no ponto de vista do prefeito Tiago Gorski Lacerda, é o Selo Município + Azul Caixa, que será entregue na próxima quarta-feira, 21 de dezembro, às 8h30, no Centro Empresarial de Santiago, durante o "Café de Ideias". Essa edição especial terá a presença de Liana Trost Ebling, superintendente executiva de Governo da Caixa Econômica Federal.

O Selo Município + Azul Caixa avaliou todos os municípios brasileiros e reconheceu os que apresentam os melhores indicadores públicos que demonstrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local. Santiago está entre os oito primeiros do Brasil e é o único do Rio Grande do Sul a receber esse reconhecimento. Essa conquista traz uma vantagem e tanto: a possibilidade de acesso a condições diferenciadas contratação de produtos e serviços junto à Caixa.

Temas que compõe o Selo

Santiago conquistou 80 pontos e ficou na categoria Safira (com apenas outros quatro municípios). O Selo Município + Azul Caixa possui 20 indicadores em 4 categorias: Ambiental (coleta seletiva, saneamento básico, eficiência energética, acesso a água, tratamento de esgoto, saneamento básico), social (cobertura de creche, habitação, cobertura de atenção básica de saúde, Cad Único), Governança (capacidade de investimentos, regularidade de contas públicas, certificação em governança, capacidade de pagamento), climático (mudanças climáticas, pegada de carbono). Assim, o prêmio valoriza a adoção de soluções eficientes, com transparência e sustentabilidade, objetivando incentivar a gestão pública responsável.

“Estamos felizes com o reconhecimento sobre as nossas boas práticas, e a dedicação da nossa gestão em promover a sustentabilidade, o cuidado com o ambiente com projetos inovadores e que envolvem a nossa comunidade na busca do bem-estar de todos”, destacou o prefeito Tiago Gorski Lacerda.