SMEC fortalecerá suas escolas rurais através da metodologia dos Clubes de Ciências

Desde maio deste ano, a Secretaria de Educação e Cultura de Santiago integra uma formação virtual que inclui mais de 20 municípios gaúchos para incentivar os clubes de ciências do campo. E, desta forma, inserir os alunos das escolas rurais em metodologias práticas de compostagem, descarte de resíduos, produção de mudas, sistemas de irrigação para hortas escolares e outras.

No último sábado, 24, aconteceu em São Gabriel o primeiro encontro presencial do curso de coordenadores de clubes de ciência, que é planejado e executado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O encontro aconteceu na EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeira e, no dia 19 de novembro, o encontro final, na EMCEF Baltazar Teixeira da Silveira, onde as escolas participantes, defenderão seus projetos gerando novos Clubes de Ciências nas escolas.

Neste encontro estiveram participando os municípios de São Gabriel, Santiago, Caçapava do Sul e Bagé, que receberam aulas sobre o tema horta, com oficinas pedagógicas nas temáticas:
- Horta na Escola - Proposta e Desafios
- Descarte de Resíduos e Compostagem na Escola do Campo
-Sistemas de Irrigação Automatizado para Hortas Escolares
- Produções de Mudas.

Acompanharam o encontro o Professor Dr José Vicente Lima Robaina (UFRGS – Campus Porto Alegre), idealizador e coordenador do curso; Camila Martins Grellt (Coordenadora das Escolas do Campo e dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação de Nova Santa Rita); Sabrina Rosa (Professor da rede municipais de ensino de Nova Santa Rita); e Jaqueline Rossato (Coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Nova Santa Rita).