Prefeitura de Santiago intensifica fiscalização para evitar desperdício de água potável

Com a redução da barragem de Santiago em mais de seis metros abaixo de sua capacidade e a falta de chuvas, o prefeito Tiago Gorski Lacerda assinou um decreto que estabelece medidas para evitar o desperdício de água potável na cidade. A recomendação é para que a população faça uso racional e restrito da água, evitando atividades não essenciais que possam comprometer o abastecimento.

O decreto estabelece que seja evitado o uso de água para lavagem de carros, de calçadas, irrigação de hortas e jardins ou para quaisquer atividades consideradas não essenciais. Além disso, estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais devem restringir o uso da água ao mínimo necessário para manter atividades essenciais. Para garantir o cumprimento das medidas, fiscais do município, bem como a Defesa Civil, estarão autorizados a entrar em qualquer local para averiguar as situações e evitar desperdícios. Casos de descumprimento podem implicar em multas.

Neste momento de escassez de água e poucas chuvas, o uso consciente é fundamental para garantir o abastecimento da população. Cada um de nós pode fazer a sua parte, adotando práticas simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes e lavar roupa apenas quando houver uma quantidade suficiente acumulada e observar as recomendações feitas no decreto pois cada gota conta.