Políticas de saúde mental nas escolas de Santiago são apresentadas em evento do Ministério Público do RS

No "Encontro Estadual Saúde Mental nas Escolas e Políticas Públicas: Diálogos Intersetoriais", promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, Santiago apresentou um case de sucesso em relação às políticas públicas de saúde mental. O painel, intitulado "Saúde Mental na Escola: a Construção de Estratégias nas Políticas Públicas", foi apresentado pela secretária de Educação, Mara Rebelo, na condição de vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do RS. Nesta oportunidade, representando a presidente da Undime, Maristela Guasselli.
Santiago se destaca por suas políticas públicas inovadoras voltadas à promoção da saúde mental. Uma das iniciativas notáveis é o Serviço de Atendimentos e Serviços Interdisciplinares (SAEI) Girassol, que está disponível para todas as EMEIS e EMEFS e tem como missão promover a integração da rede de apoio, beneficiando educadores, famílias e estudantes.
O painel foi conduzido pela promotora de Justiça Cristiane Della Méa Corrales, coordenadora do CAOEIJ/MP, e contou com a participação de Bianca Sordi Stock, psicóloga clínica e social com mestrado em Psicologia Social e Institucional.
O encontro teve como objetivo principal a criação de ambientes escolares acolhedores e protetivos, onde conflitos são transformados em oportunidades de reflexão, aprendizado e crescimento coletivo. Esta iniciativa faz parte do programa #educaçãoinfânciaejuventude, que concentra-se na atuação do Ministério Público nas áreas da educação, infância e juventude.