Nova moeda, Pila Azul, é lançada em Santiago para incentivar a reciclagem e o esporte

Na terça-feira, 28, Santiago deu início à circulação de uma nova moeda: o Pila Azul. Inspirada no sucesso do Pila Verde, a iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e a de Esporte e Lazer, e tem como objetivo incentivar a população a separar os resíduos recicláveis e, em troca, receber cédulas azuis que poderão ser utilizadas na reserva de horários em quadras e ginásios esportivos do município, além de participação em campeonatos.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Andriele Martins, na primeira troca de recicláveis realizada, mais de 270 Pilas Azuis foram distribuídos. A ideia é que a moeda ajude a fortalecer a educação ambiental e a prática da sustentabilidade, além de contribuir para diminuir o custo com a destinação de resíduos domésticos para o aterro sanitário licenciado.

As cédulas de 1, 2, 5, 10 e 20 Pilas Azuis homenageiam algumas personalidades de Santiago que tiveram contribuições importantes para a cidade. Entre elas, a recicladora Tereza Cunha, que foi homenageada na cédula de cinco Pila Azul e se disse muito emocionada por essa homenagem, comparando com o dia em que seus filhos nasceram.

Além disso, cada cédula apresenta uma imagem de uma flora local diferente, como figueira do mato, ipê, corticeira do banhado, orquídea do pampa e caneta preta.E para trocar os resíduos recicláveis por cédulas do Pila Azul, a cidade conta com seis pontos de troca em diferentes regiões, funcionando em dias e horários específicos.

Os resíduos que podem ser trocados por cédulas do Pila Azul incluem alumínio, latinhas, garrafas PET, plásticos, papel e vidro. Um quilo de alumínio pode ser trocado por 4 Pilas Azuis, 18 latinhas por um Pila, 10 garrafas PET por um Pila, um quilo de plástico, um quilo de papel ou cinco quilos de vidro por um Pila Azul, e 25 garrafinhas PET por um Pila. Um quilo de plásticos pode ser trocado por dois Pilas. Com essa nova iniciativa, Santiago busca continuar avançando na área de sustentabilidade e educação ambiental, além de incentivar a prática esportiva na cidade. O Pila Azul é mais uma ação positiva em prol do meio ambiente e da qualidade de vida em Santiago.

Veja um vídeo no Instagram da Prefeitura

Texto e fotos: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago