Educação ambiental na prática: estudantes da Manoel Abreu se envolvem na soltura de peixes

Educação ambiental na prática: estudantes da Manoel Abreu se envolvem na soltura de peixes

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, ocorrido em 22 de março, a Secretaria de Meio Ambiente proporcionou uma atividade prática de educação ambiental para estudantes da escola municipal Manoel Abreu, do 7º ano. Na manhã desta quinta-feira (data), os estudantes foram levados até o distrito de Ernesto Alves para realizar a soltura de alevinos de espécies nativas no rio Jaguarizinho. Essa iniciativa teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância da preservação dos rios e da biodiversidade aquática.

Os estudantes gostaram dessa experiência e não se intimidaram em molhar os pés, entrando no rio, para realizar a soltura dos peixes. Eles também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre as diferentes espécies de peixes e a importância de preservá-las.

Essa iniciativa foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da URI Santiago, através do Centro Ictiológico e do curso de Medicina Veterinária, e da Defesa Civil. Segundo a secretária de Meio Ambiente, a atividade foi muito importante para conscientizar os jovens sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. Além disso, a ação promoveu a interação entre os estudantes e a natureza, fortalecendo o vínculo deles com o meio ambiente.

A soltura de alevinos é uma ação importante para a manutenção da fauna aquática, pois permite a renovação das espécies nativas de peixes, visando um futuro sustentável para as próximas gerações.


Texto: Márcio Brasil. Fotos: Defesa Civil