Direto do South Summit: Santiago confirma adesão ao programa RS Digital

Direto do South Summit: Santiago confirma adesão ao programa RS Digital

Durante o South Summit, evento realizado em Porto Alegre, no Cais Embarcadeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi Gioda, confirmou a adesão do município ao programa RS Digital, iniciativa do Governo do RS que visa apoiar a transformação digital dos municípios e oferecer serviços públicos de forma mais ágil e eficiente.

Além de Santiago, outros 31 municípios também assinaram a adesão e passarão a contar com o apoio do Estado. O governador Eduardo Leite afirmou que o programa RS Digital tem como objetivo oferecer mais e melhores serviços aos cidadãos e empreendedores do Rio Grande do Sul. programa RS Digital é uma iniciativa do governo gaúcho para apoiar os municípios em sua jornada de transformação digital, oferecendo melhores serviços à população. O projeto é liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e tem como objetivo principal a criação de uma rede estadual de governo digital, na qual os municípios possam receber apoio em seu diagnóstico digital, treinamento e assistência na elaboração de um plano de governo digital. A ideia é que cada cidade tenha seu próprio portal de serviços digitais.

Com a adesão ao programa, os municípios terão espaço no portal rs.gov.br, plataforma unificada de serviços do governo do Estado. Atualmente, 93% das funcionalidades públicas estaduais já estão disponíveis de forma digital nesse portal.

A transformação digital dos municípios é uma tendência que vem se consolidando em todo o mundo, e o programa RS Digital busca apoiar os gestores públicos nesse processo, oferecendo ferramentas e recursos que possibilitem a melhoria dos serviços prestados à população. A adesão de Santiago e dos demais municípios ao programa RS Digital representa um importante avanço no processo de modernização da administração pública e na oferta de serviços públicos de qualidade aos cidadãos e empreendedores do Rio Grande do Sul.

O South Summit Brazil é um evento que celebra a inovação e reúne startups, empresas, investidores e entusiastas da tecnologia e iniciou no dia 29 de março, encerrando nesta sexta, 31 em Porto Alegre.

 

Texto: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago. Foto: Eduardo Leite