Arte e religiosidade vão se encontrar na "Paixão e Morte de Cristo" em Ernesto Alves

Todos os anos, no distrito de Ernesto Alves, a arte e a fé se encontram em uma apresentação emocionante da "Paixão e Morte de Cristo". O espetáculo é realizado pelo grupo de teatro Liberdade, numa promoção do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A encenação começa em frente à igreja de Ernesto Alves, com a recriação do julgamento de Cristo por Pilatos. Em seguida, o público acompanha a tortura do personagem pelos soldados e sua caminhada carregando a cruz, seguida por uma procissão iluminada por velas conduzidas pelos membros da comunidade católica. A procissão segue pelos caminhos da região, passando pela ponte do distrito até chegar ao morro do Cristo, onde ocorrem as cenas finais da crucificação.

O evento conta com o apoio de várias instituições da região, como o Sicredi, o Grupo de Escoteiros Toutinegra, a Defesa Civil e o Núcleo de Comunicação. A apresentação é uma tradição em Santiago e reúne pessoas de todas as idades em uma experiência única de arte e religiosidade.

Para Jones Diniz, diretor do grupo de teatro Liberdade, a "Paixão e Morte de Cristo" é uma forma de resgatar a importância do teatro na vida das pessoas e também de expressar a fé de maneira artística.  A apresentação da "Paixão e Morte de Cristo" é um momento de união e reflexão para a comunidade de Ernesto Alves e região. A cada ano, a encenação emociona e inspira as pessoas que assistem, reforçando a importância da arte e da fé na vida das pessoas.

Texto e fotos: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago