Secretarias de Educação e Esporte qualificam professores para ensinar xadrez nas escolas

O município de Santiago estão investindo na formação de professores para ensinar xadrez nas escolas. A ideia é que os alunos dos anos iniciais e finais possam ter contato com esse esporte em breve. Segundo o professor Roberto João Moraes da Cunha, da equipe da 35ª Coordenadoria Regional de Educação, o aprendizado de xadrez é importante para estudantes, pois estimula o raciocínio lógico, a concentração, o planejamento estratégico e a tomada de decisões, habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo e a formação de cidadãos críticos.

Em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, a Secretaria de Educação de Santiago está investindo na capacitação de professores de Educação Física e Matemática para ensinar xadrez aos alunos. Para o professor Roberto, essa iniciativa é louvável e deve ser elogiada. Além de desenvolver habilidades cognitivas, a prática do xadrez também pode ajudar na socialização dos alunos, estimulando a cooperação, a competição saudável e o respeito às regras. O professor Roberto ressalta a importância dessa formação e elogia as Secretarias de Educação e a de Esporte e Lazer pela iniciativa, em parceria com a 35ª Coordenadoria.

Texto e fotos: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiago

Confira reportagem em vídeo no Instagram da Prefeitura de Santiago