Práticas esportivas envolveram cerca de 30 mil pessoas em 2022

A Secretaria de Esportes e Lazer está completando uma ano de atividades em Santiago, consolidando o município como um dos que mais investe nesta área no Rio Grande do Sul. Todos os meses, mais de 30 mil pessoas de todas as idades são envolvidas em práticas esportivas e recreativas, que são praticadas em ginásios cobertos, quadras de esporte, areião, piscinas, também campos de futebol, entre outros locais.

Os esportes mais praticados no município são futebol (de campo, de areia, society, futebol sete, futsal), corridas, bocha, muay thay, voleibol, natação, judô, capoeira, crossfit, rústica, atletismo, zumba, recreação, padel, tênis, esportes paraolímpicos, kettlebell, ciclismo, jogos de cartas e esportes rurais. Considerando todas as modalidades, foram mais de 30 mil pessoas envolvidas em práticas esportivas, considerando também os eventos realizados em Santiago ou o apoio no transporte para outros municípios.

Para o secretário municipal Cláudio Batista Manzoni, a prática esportiva proporciona benefícios para o corpo e a mente e também tem o potencial de aproximar as pessoas, de socializar, de fortalecer a cidadania.

Em 2022, a Secretaria de Esportes e Lazer envolveu também uma média de 668 pessoas nos projetos Forma & Saúde; 100 pessoas na hidroginástica; 85 pessoas no Corpo em Movimento; 64 pessoas no câmbio e 111 pessoas na caminhada orientada. Por sua vez, o Bola pro Futuro registrou um pico de 1.720 alunos das escolas municipais integrados em práticas de futsal, vôlei, tênis, recreação, música, basquete, capoeira e natação, escolinha sub 17 e até pingue-pongue.

Reformas em ginásios
Uma das prioridades da Secretaria de Esportes é a revitalização dos espaços esportivos, por meio de reparos, pinturas e substituições de equipamentos, troca de telhas etc. E durante o ano de 2022 conseguiu fazer isso nos ginásios Paulinho Oliveira (bairro Vista Alegre), João Arthur Mayer (Bairro Belizário) e Ramiro Minuzzi (Bairro Nei Pereira).

Ginasião com placas solares
A Secretaria de Esportes realizou a colocação de placas solares no Ginasião, reduzindo o custo pago pela energia elétrica, de uma média de R$ 6 mil para menos de R$ 100, mensais. Outra grande conquista foi a troca de todo o telhado do Ginasião, num investimento de R$ 500 mil. Além disso, também substituiu todas as lâmpadas de vapor metálico por LED, proporcionando ainda mais economia. Também fez o mesmo, da troca de lâmpadas, no campo de futebol do distrito de Ernesto Alves.