Programa de Educação Fiscal de Santiago é destaque na região
O município de Santiago tem se destacado na região pelas práticas desenvolvidas no âmbito do Programa de Educação Fiscal, reafirmando o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a formação cidadã e o uso consciente dos recursos públicos.
Na última quinta-feira, 06 de novembro, a Secretária Municipal de Educação, Maria Joceli dos Santos Figueiredo, representou o município no “Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha”, realizado em São Vicente do Sul. Na ocasião, a secretária apresentou as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais, que integram a temática da Educação Fiscal ao cotidiano escolar, promovendo o aprendizado sobre cidadania, responsabilidade social e valorização do bem público. Em sua fala, a secretária reforçou a importância desse trabalho, destacando que a temática integra o currículo escolar e contribui para a formação dos estudantes enquanto cidadãos conscientes e participativos.
Também participaram do evento a Secretária da Fazenda, Cristiane Vesz, os assessores pedagógicos Fernanda Gomes e Daniel Pahim, e a coordenadora do ICMS, Janiandra Cortese, fortalecendo o compromisso intersetorial da com a formação cidadã e o desenvolvimento de políticas públicas educativas.
Já no dia 07 de novembro, a coordenadora local do Programa, Fernanda Gomes, e a assessora pedagógica, Thanize Dethétis, representaram Santiago no “Seminário Regional de Educação Fiscal de Alegrete”, compartilhando as boas práticas desenvolvidas nas escolas municipais. As experiências apresentadas evidenciaram o engajamento dos educadores e estudantes na construção de uma sociedade mais consciente, participativa e comprometida com o bem comum.
A Educação Fiscal é reconhecida como um tema transversal da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que reforça sua presença em diferentes componentes curriculares e projetos pedagógicos. Em Santiago, o programa está regulamentado pelo Decreto Municipal nº 156/2009, que institucionaliza a Educação Fiscal no âmbito Municipal, assegurando sua continuidade e fortalecimento nas escolas.
A participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação nos dois seminários reforça o reconhecimento regional do trabalho desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino de Santiago, que entende a Educação Fiscal como um instrumento fundamental para a formação de cidadãos éticos, críticos e conscientes do seu papel na sociedade.