Políticas de saúde mental nas escolas de Santiago são apresentadas em evento do Ministério Público do RS

Políticas de saúde mental nas escolas de Santiago são apresentadas em evento do Ministério Público do RS

No "Encontro Estadual Saúde Mental nas Escolas e Políticas Públicas: Diálogos Intersetoriais", promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, Santiago apresentou um case de sucesso em relação às políticas públicas de saúde mental. O painel, intitulado "Saúde Mental na Escola: a Construção de Estratégias nas Políticas Públicas", foi apresentado pela secretária de Educação, Mara Rebelo, na condição de vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do RS. Nesta oportunidade, representando a presidente da Undime, Maristela Guasselli.

Santiago se destaca por suas políticas públicas inovadoras voltadas à promoção da saúde mental. Uma das iniciativas notáveis é o Serviço de Atendimentos e Serviços Interdisciplinares (SAEI) Girassol, que está disponível para todas as EMEIS e EMEFS e tem como missão promover a integração da rede de apoio, beneficiando educadores, famílias e estudantes.

O painel foi conduzido pela promotora de Justiça Cristiane Della Méa Corrales, coordenadora do CAOEIJ/MP, e contou com a participação de Bianca Sordi Stock, psicóloga clínica e social com mestrado em Psicologia Social e Institucional.

O encontro teve como objetivo principal a criação de ambientes escolares acolhedores e protetivos, onde conflitos são transformados em oportunidades de reflexão, aprendizado e crescimento coletivo. Esta iniciativa faz parte do programa #educaçãoinfânciaejuventude, que concentra-se na atuação do Ministério Público nas áreas da educação, infância e juventude.