Estudantes se preparam para a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria da Educação e Cultura realizou uma pré-conferência da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que vai acontecer no dia 23 de novembro no Salão de Atos da URI. Essa etapa que teve a participação de crianças e adolescentes aconteceu no auditório do Colégio Medianeira e integrou estudantes da rede municipal, estadual, particular e também da Liga da Criança e do Adolescente de Santiago. A Introdução do tema da Conferência foi realizado com a mediação da psicóloga Cinthia Obem Frota Salbego (SAEI Girassol), apresentação do grupo da Oficina de teatro do Colégio Medianeira “Os lápis de cor” para a reflexão e discussão dos eixos, realização de trabalhos em grupos e socialização dos trabalhos a partir dos relatos dos estudantes.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), criado em 1991 pela Lei nº 8.242, possui entre suas atribuições a convocação periódica das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente para avaliar as políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos da criança e do adolescente nos níveis federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.

As entidades, instituições públicas ou da sociedade civil, fóruns, redes, conselhos, escolas, dentre outros, estão realizando pré-conferências livres para aprofundar o debate sobre o Tema Central: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”

A 11ª Conferência é aberta à comunidade e as inscrições podem ser feitas pela plataforma sympla, por meio do link: