Aprendizagem On| Estratégia vai focar em alunos do 3º ao 9º que tiveram ensino afetado na pandemia

Em reunião com as coordenações pedagógicas e professores, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) lançou a estratégia 'Aprendizagem ON', que é um processo ativo de aprendizagem, que tem como objetivo garantir a construção de conhecimentos que ajudem a desenvolver competências e habilidades de acordo com o ano escolar em que as crianças/estudantes estão matriculados, com vistas à garantia dos Direitos de Aprendizagens previstos na BNCC.  A estratégia prevê professores para atuação junto às turmas emergenciais de recomposição de aprendizagem com foco nas defasagens de alfabetização de crianças/estudantes do 3º ao 9º ano.

Após diagnóstico realizado através de pesquisa de demanda nas 10 EMEFs, constatou-se que 9% das crianças/estudantes desses anos escolares ainda não completaram seu processo de alfabetização. Essa estratégia terá o investimento de 136 horas semanais distribuídas entre 10 professores. Salientamos que a Aprendizagem ON, contempla as diretrizes instituídas pelo Decreto Federal nº11.079, com posterior amparo pelo Conselho Municipal de Educação.

A proposta de trabalho prevê diagnóstico constante, planejamento diversificado, objetivos claros e avaliação diária. O uso de ferramentas tecnológicas potencializará a efetivação das ações, visto que o uso das mesmas caberá tanto para as estratégias pedagógicas, quanto para o monitoramento do alcance.
 Além desta, foi implementado também as crianças/estudantes do 2º ano, o Reforço Escolar regimentado pelo CME, com vistas ao processo de alfabetização, sendo que os dados levantados na rede, indicam que 18% dos estudantes matriculados no segundo ano apresentam lacunas no processo de alfabetização.

Total de Estudantes - 3º ao 9º ano- 1107 (100%)
Estudantes com defasagem no processo de alfabetização- 109 (9%)
Total de Estudantes 2º ano- 352 (100%)
Estudantes com lacunas no processo de alfabetização- 78 (18%)