Fim da seca no interior| Agricultura encerra a distribuição de água nas localidades rurais

A preocupação com a diminuição da barragem atingiu níveis alarmantes nos últimos dois meses, à medida que o reservatório alcançou menos da metade de sua capacidade. No entanto, enquanto a população urbana começava a despertar para a necessidade de economizar água, os moradores do interior de Santiago já enfrentavam uma dura realidade: os poços artesianos das localidades estavam secos devido à escassez de chuvas.

Enquanto a cidade não sofreu interrupções no abastecimento, as torneiras no interior permaneceram secas. No entanto, graças ao incansável trabalho da Secretaria de Agricultura e Pecuária, nenhum morador ficou sem água. Durante esses meses de adversidade, a secretaria organizou o abastecimento de água por meio de caminhões-pipa, distribuindo mais de 2 milhões e 200 mil litros para mais de 162 famílias do interior.

O secretário municipal Ademar Canterle celebra os resultados das chuvas recentes, que acumularam uma média de mais de 280 mm, e comemora a reativação dos mananciais subterrâneos que abastecem os poços artesianos. Como consequência, a Secretaria de Agricultura e Pecuária está encerrando nesta semana, o abastecimento de água por caminhões-pipa, que acontecia desde outubro do ano passado.

Canterle destaca a competência e a dedicação dos motoristas Marcos Resta e Noé Stoltz, que percorreram incansavelmente mais de 27 mil de quilômetros de estrada ao longo desses meses para garantir o abastecimento de tantas famílias. "O empenho e o compromisso desses profissionais foram essenciais para assegurar que todos tivessem acesso à água, mesmo diante das circunstâncias desafiadoras", ressaltou.

Texto: Márcio Brasil/Prefeitura de Santiag