Emater estima perdas de R$ 160 milhões na agricultura e pecuária devido à estiagem

Em levantamento feito pela Emater, são calculados R$ 159 milhões em prejuízos causados pela estiagem prolongada em Santiago até o momento. O baixo índice de chuvas registrados entre 16 de agosto e 9 de janeiro considera um déficit de 455 mm, em relação a média dos últimos 30 anos. Em 146 dias foram registrados 318 mm, enquanto a média história seria de 774 mm. A consequência disso reflete diretamente no nível dos rios, alguns extremamente baixos, enquanto outros praticamente tiveram o fluxo interrompido. A falta de água compromete também as vertentes, lençóis freaticos, açudes, poços artesianos, impactando diretamente na atividade da bovinocultura de corte, já que as pastagens ficam comprometidas e também a água para os animais. A perda no ganho de peso dos animais é de 17% e as perdas no setor leiteiro, de 20%.

A partir do dia 28 de outubro a situação agravou-se para as culturas já semeadas, com maior necessidade de umidade no ar e no solo, dependendo do estádio de desenvolvimento. A média histórica é de 290 mm, no período de 28 de outubro de 2022 a 9 de janeiro de 2023 choveu 90,8 mm, apenas 31,3 % do volume da média histórica. Assim, foram afetadas principalmente as lavouras de milho (com perdas acima de 70%), a de soja (com perdas de 12%). As perdas na fruticultura foram registrados nos pêssegos, de 20% e nas laranjas, de 20%, da floração. Nos parreirais, 5% no volume dos cachos.
Os reservatórios de água apresentam níveis abaixo do normal de água. A prefeitura municipal está levando água potável para famílias no interior, até o momento foram atendidas 112 famílias num total de 460.500 litros de água potável distribuídos no interior de Santiago.

O relatório da Emater serve como base para a elaboração de um decreto de situação de emergência, que está sendo estudado pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda. Os dados do relatório tiveram informações prestadas pela Afubra, Aproleite,
Coopatrigo, Emater, SEAGROS, Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Santiago, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santiago Unistalda e Capão do Cipó e Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó.