Drones agrícolas são usados pela primeira vez em propriedade rural de Santiago

Drones agrícolas são usados pela primeira vez em propriedade rural de Santiago

A tecnologia está cada vez mais fazendo parte da vida das pessoas e na agricultura não é diferente. Na semana passada aconteceu em Santiago a primeira aplicação de produtos agropecuários com uso de drones agrícolas em lavoura comercial. Conforme a Emater, isso aconteceu na propriedade Jorge Dallenogare, na localidade de Cerca de Pedras.
Após um ataque severo de pulgões na cultura, que já se encontrava em fase de enchimento de grãos e com mais de 2 metros de altura (que impossibilita o uso de equipamentos normais). O produtor, por um contato fornecido pela Emater, contratou a aplicação de produto para reduzir o ataque da praga na cultura e evitar perdas na safra.


A aplicação foi feita por uma empresa de Mata, especializada neste trabalho, e a aplicação foi realizada durante a noite para melhorar a eficácia do produto e preservar as abelhas que visitam a área durante o dia. Uma preocupação manifestada pelo produtor que também é apicultor.

De acordo com Otávio Poletto, da Emater, a aplicação com drones agrícolas reduz o desperdício de produtos e faz a aplicação dirigida no ponto necessário reduzindo assim os efeitos no entorno das áreas de cultivo.


"Esse produtor é feirante no município e com frequência adere a novas tecnologias propostas pela Emater, como silo secador de milho na propriedade, irrigação entre outras . E agora a aplicação de produtos com a precisão de drones".