Dia de Campo apresentará alternativa para a agropecuária em períodos de estiagem

Dia de Campo apresentará alternativa para a agropecuária em períodos de estiagem

A produção de capim Capiaçu tem sido há alguns anos incentivada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) como alternativa para a agropecuária, não apenas por seu alto rendimento nutritivo, mas também por sua extraordinária resistência à estiagem. Enquanto a pastagem do campo sucumbe à intensidade solar em longos períodos sem chuva, o capiaçu resiste por muito mais tempo.

Nesta quarta, dia 1º de fevereiro, às 8h30, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Santiago e a Emater vão promover a estratégia Um Dia de Campo, que será na propriedade de Carlos Airan Gayer Lopes, no bairro Missões, para apresentar experimentações técnicas feitas com o capim capiaçu.

Na 1º estação, o capim capiaçu (produtividade e possibilidades), com explicação do engenheiro Cássio Bertazzo Fiorenza. Na 2ª estação, o engenheiro Otávio Poleto falará sobre irrigação-opções e disponibilidade hídrica e na 3ª estação, o engenheiro Marcelo Steiner falará sobre suplementação nutricional (sal, minerais e rações).

"A ideia é apresentarmos uma propriedade rural que está autossustentável, bem tecnificada, com 6 hectares de área útil e produzindo. Vamos mostrar também as forrageiras e alta produtividade em épocas de estiagem", ressaltou Cássio, considerando que esse projeto de implantação iniciou há dois anos e há bons resultados para apresentar aos produtores de Santiago, que são convidados a participar.