Saltar para o corpo principal da página

O que significa o brasão e a bandeira do município

Data: 26/01/2021

Criado pela Lei Municipal 196, de 1975 e alterado pela Lei 052/98, o brasão de armas é um importante símbolo que identifica o município de Santiago. Está em destaque na bandeira, hasteada no Largo 4 de janeiro, na fachada do prédio administrativo e também está presente em documentos oficiais emitidos pela Prefeitura e também pelo Poder Legislativo Municipal, entre outras aplicações por parte de entidades. Criado pelo artista Oracy Dornelles, o brasão tem elementos que identificam representativos para o município na sua história econômica, política e também religiosa.  A bandeira dá destaque às cores vermelho, amarelo e azul, com o brasão destacado na flâmula.

Descrição do brasão:

- O brasão tem um escudo primitivo português com coroa mural prateada de cinco torres, símbolo de cidade, em complemento à inscrição que o debrua sobre um listel de esmalte prateado carregado com a palavra “Santiago”, e os anos de emancipação e elevação à categoria de cidade.

- Dentro do formato terciado em contrabanda, unindo o canto sinistro superior ao canto destro inferior, as cores do Rio Grande do Sul.

- No retângulo branco superior, as principais riquezas do município: soja, trigo e pecuária.

- No retângulo branco inferior, há um primitivo boqueirão e um edifício em construção: Santiago de ontem e de hoje.

- No coração, a Cruz de Cristo, trazida pelos desbravadores portugueses ao Brasil.

- Na circunferência azul, o céu de Santiago, quatro estrelas representando os distritos.

- Em campo branco, o contorno do Município, e, ao centro, o monumento à Padroeira da cidade: Nossa Senhora da Conceição”.

Descrição da bandeira do município

Criada pela lei 263/76, a bandeira do município tem como cores predominantes o amarelo, que representa as riquezas do município; o vermelho, que representa a pujança, a força e a impetuosidade e o azul, que simboliza a espiritualidade. O triângulo branco com o brasão é como uma flecha, que representa o avanço do município. A descrição é de Oracy Dornelles.

Arte da foto: Filipe Scalon

Arrow_Owl
Gallery big 0e30dd76e3988c7b14001501ceaf2608
Bandeira de Santiago em arte de Filipe Scalon.