Saltar para o corpo principal da página

Projeto Pila Verde será tema de documentário do Canal Futura

Data: 21/12/2020

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto Pila Verde fez com que Santiago ganhasse projeção nacional e internacional, através de divulgações em jornais, portais de internet, revistas e também pela televisão. Depois de ser bastante comentado na imprensa regional, chamou a atenção da revista Carta Capital e depois do site Mídia Ninja. Após, a Fundação Fiocruz destacou o Pila Verde entre projetos voltados a Agroecologia e contratou uma equipe de filmagem para vir ao município para elaboração de um documentário, que deverá ser inicialmente divulgado na região do RJ de depois para o Brasil todo pelo Canal Futura.

Há poucos dias foram feitas gravações de imagens em Santiago, com entrevistas com a secretária Andriele Martins Perufo e equipe do Meio Ambiente; com o prefeito Tiago Gorski Lacerda, com o vereador Dionathan Farias e também com as pessoas que fazem a troca dos resíduos orgânicos por Pila Verde, sendo que a troca acontece na sede do bairro Lulu Genro e do Vila Rica, que são parceiros. Para eles, a cédula dá poder de compra nas feiras do Hortomercado, da Vila Nova e do Ginasião. E para os produtores o benefício vem na forma de adubo (produzido com o material orgânico), entregue diretamente em suas propriedades rurais, fechando o ciclo da sustentabilidade.

Cada cinco quilos de lixo orgânico (cascas de frutas etc) valem uma cédula do Pila Verde, que tem valor igual ao de R$ 1 real.

Arrow_Owl
Gallery big 65f663a54d6d05d01ba7cf8d2f72ba1a
Projeto Pila Verde será tema de documentário do Canal Futura.