Saltar para o corpo principal da página

Associação de Proteção dos animais lança campanha contra o abandono e maus tratos

Data: 29/06/2020

A Associação de Conservação e Proteção aos Animais (ACPA) de Santiago está lançando a campanha “Não faça aos animais o que não gostaria que fizessem com você”, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o abandono e maus tratos, um problema que, segundo a associação, tem sido recorrente no município.

Existem várias leis que estabelecem a proteção aos animais. Uma delas é a Lei Federal 9.605, de 1998, de Crimes Ambientais. O artigo 32 diz que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos gera pena de detenção, de três meses a um ano, e multa. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. E, a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Conforme a associação, “estamos passando por um momento difícil em razão da pandemia por Covid 19. Isto também se estende aos animais, pois aumentou geometricamente o abandono, ocasionando uma superlotação no Canil Municipal. Por isso, a ACPA está propondo essa campanha para conscientizar sobre a gravidade do abandono.”

A ACPA é uma entidade sem fins lucrativos que tem a finalidade de desencadear ações com o propósito de acolher, amar e cuidar os animais de Santiago. Um de seus projetos, como parceira da prefeitura, foi a reforma e humanização do Centro de Controle de Zoonoses. Lá se encontram animais que foram abandonados por seus donos em estado de velhice e, a maioria das vezes, portadores de tumores, animais vítimas de agressões, apreendidos pela Justiça por maus tratos e os recolhidos das ruas.

 

No blog da ACPA existem várias histórias emocionantes. Acesse acpasantiagors.blogspot.com


Arrow_Owl
Gallery big 230467889ea9db639492380f8b342d53
ACPA lança campanha contra abandono e maus tratos a animais.