Setembro amarelo: equipes de saúde mental divulgam campanha de prevenção ao suicídio

Data: 13/09/2017

Neste mês a Secretaria de Saúde está trabalhando a campanha "Setembro Amarelo", que trata sobre a prevenção ao suicídio. O objetivo é o de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, identificando fatores comportamentais que acabam com muitas vidas. Nesta quarta, as equipes do Caps AD e do Caps Nossa Casa está fazendo um trabalho de conscientização na praça central, com distribuição de material informativo e também de um laço amarelo, símbolo da campanha. 

E durante o mês estão sendo feitas palestras com psicólogos às equipes que atendem pacientes de saúde mental e dependências químicas para detectarem sinais e tendências padrões. A campanha pontua que falar sobre o assunto suicídio é sempre a melhor solução para salvar vidas. Hoje em dia, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil, um mal silencioso que mata 32 brasileiros por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de Aids e da maioria dos tipos de câncer.

Gallery_big_4b3c381555f051aa75b9682339f0021f
Equipe de saúde mental do município em frente do prédio da Prefeitura, ornamentado com o laço que representa a campanha do Setembro Amarelo.